quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Após denúncia, secretário de Ressocialização de PE renuncia

Secretário afirma que afastamento foi decidido ainda no governo João Lyra.
Carta de demissão foi entregue nesta quarta-feira (7).

O secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (7) após imagens mostrarem presos utilizando facões e celulares dentro do complexo prisional do Curado, antigo Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife.  A renúncia acontece três dias após o NETV 2ª Edição exibir o flagrante captado pelo cinegrafista Edison Silva.

A carta de renúncia foi entregue nesta manhã ao secretário Pedro Eurico, titular da pasta de Direitos Humanos do Estado. Em conversa com o G1, o secretário conta que foi pego de surepresa pela decisão. "Foi uma carta curta, em que ele alega questão de foro íntimo para a renúncia. Eu não contava com a renúncia dele, tanto que tinha confirmado ele no cargo, mas faz parte da vida pública", explica o secretário, que aceitou a demissão de Inojosa.

A renúncia vem no mesmo dia em que o Batalhão de Choque da Polícia Militar realiza uma revista no mesmo local onde ocorreu o flagrante das facas, o Presídio Marcelo Francisco de Araújo, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. A unidade, que tem capacidade para 350 internos, abriga hoje 1.926 presos. Depois que a operação começou, os internos seguiram, sem camisa e com as mãos na cabeça, para a área externa do presídio. A expectativa é de que a operação, comandada pelo tenente Simões, dure entre três e quatro horas.

Ao todo, atuam na ação 32 policiais do Batalhão de Choque, além de sete policiais integrantes da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e outros sete acompanhados de cães - da Companhia Indepentende de Polícia com Cães (Cipcães). Dentre os animais, seis são cães de guarda e apenas um é cão de faro, para a busca de drogas. Os oficiais trouxeram ainda bombas de efeito moral e o material a ser utilizado na operação. A Polícia Militar não detalhou quais serão as áreas revistadas.

Entenda o caso

Na segunda-feira (5) a reportagem do NETV 2ª Edição flagrou uma briga de detentos no presídio, que faz parte do maior complexo penitenciário de Pernambuco, o antigo Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife. Nas imagens, registradas pelo cinegrafista Edison Silva, dois presos armados de facão se agridem. Outros internos, muitos deles também armados, apartam a briga. Detentos também são vistos usando celulares, sem aparentar preocupação. O cinegrafista fez as imagens de cima de um morro próximo ao presídio, usando uma câmera com lente de grande alcance.

Na ocasião, o então secretário de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, atribuiu à superlotação o fato de existirem presos armados com facões e utilizando celulares no presídio Frei Damião de Bozzano. De acordo com ele, o sistema prisional em Pernambuco tem 11 mil vagas e conta hoje com 31 mil presos. Ele admitiu que a guarda não tem conseguido impedir a entrada de celulares e armas brancas nas unidades. O secretário afirmou que há planos de aumentar o número de agentes empregados na segurança das unidades.

Fonte: G1PE/Fotos: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário